segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conhecendo e reconhecendo os restaurantes de Recife

Finalmente comecei minha visitação aos restaurantes de Recife. Não que não conheça um pouco de nossos endereços gastronômicos, mas é que agora os verei com um outro olhar, com um olhar e apetite de estudante de gastronomia sedente por antigos e novos sabores. E não poderia deixar de iniciar este (re)conhecimento por outro restaurante que não fosse o Restaurante Leite.
Eu e minha companheira de farra gastronômica (Ana Elizabeth - Nutricionista) chegamos ao Leite as 12 h e 30 min., um bom horário para não enfrentar filas de espera (apesar de que praticamente não existia). Encontramos um ambiente agradável com um piano ao fundo (adorei escutar Moon River de Johnny Mercer e Henry Mancini). O vai e vem de Comins, Garçons e Maîtres de forma organizada era um verdadeiro bailado.
Fomos recebidos e levados a uma mesa com boa visão do salão. Foi-nos servido o couvert: torradas bem finas e sequinhas de pão francês, manteiga, pastas de bacalhau e queijo, azeitonas, croquetes, vegetais no azeite temperado (pimentão amarelo e vermelho, abobrinha, berinjela...). Boa quantidade e sabor, daí optamos por não pedir entrada, afinal não comemos tanto.
Como cervejeiro que sou e a companheira também, aproveitamos para conhecer a cerveja Devassa. Estava geladíssima, ótima para um início de tarde com sol forte e quente. Boa cerveja, voltaremos a bebe-la.
Após boas conversas (logicamente sobre gastronomia), pedimos o almoço. Para mim Confit de Pato (pato confitado ao molho de vinho do Porto e gratin de batata. Para Ana, Mariscada à Moda do Leite (arroz com marisco, camarão, lagostim, polvo e peixe refogados no azeite. Ambos muito bem servidos.
Confesso que não senti o sabor do vinho do Porto, contudo não comprometeu o molho que estava saboroso e na espessura correta, assim como as coxas de pato na consistência exata. Ana saboreou a mariscada e disse estar muito boa.
Para finalizar pedimos como sobremesa Crepe de Maracujá (crepe fino recheado com sorvete de creme e calda de maracujá). Um único crepe, pois o almoço foi servido em quantidade que nos deixou prá lá de satisfeitos, praticamente sem espaço para qualquer outra guloseima. Mas não poderíamos deixar de experimentar um doce. Diria que foi a única nota falha em nosso almoço. O sorvete estava delicioso e a calda de maracujá perfeita, porém a massa do crepe não era tão final e ao mastigá-la a sensação era de algo borrachudo. Mesmo assim, nosso prazer de almoçar no Restaurante Leite não foi prejudicado.
Voltaremos outras vezes e indicamos para todos. É um bom programa gastronômico para os domingos, calmo e tranquilo. Como início de (re)conhecimento dos restaurantes da cidade, posso afirmar que tivemos um ótimo começo.

6 comentários:

  1. Oi, Carlinhos,
    Que bom que estás iniciando mais uma etapa em sua vida profissional. Desejo ao amigo todo sucesso.
    Beijos,
    Ceça.

    ResponderExcluir
  2. carlos! parabens!!! fico muito feliz em ver meus alunos usando as ferramentas que indiquei... parabens pela iniciativa, pela qualidade das opiniões e por nos trazer dicas gastronômicas interessantes, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Carleitamos, ADOREI!!!!!
    Tudo de bom pra ti, vc sabe que quando eu crescer quero ser igual vc? É por essa e outras que tenho orgulho de ser sua amiga, PARABÉNS....
    Kassia.

    ResponderExcluir
  4. Cacá,
    seu texto é excelente, tão gostoso quanto nosso domingo. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Cacá, adorei o texto. Além de uma inveja gostosa da tarde de domingo de vocês, fiquei com uma água na boca indescritível!
    Beijos,
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito da sua iniciativa, deixou-nos curiosos de conhecer o Restaurante Leite.
    Sentimos falta apenas de saber os preços dos pratos.
    Convidamos para q venha conhecer a Bodega Camará em sua nova localização(km 4,5- estrada de Aldeia).
    Estamos com um projeto de sermos mais Restaurante q Bar. Pensamos em vc para nos dar consultoria.
    Parabéns, abraços de Celso e Lauro

    ResponderExcluir